Resenha: Eu, Robô






Ficha Técnica:

Título: Eu, Robô 
Autor(a): Isaac Asimov
Páginas: 320
Editora: Aleph
Gênero: Ficção Cientifica 



Eu, Robô é um livro que há um bom tempo estava na minha lista de leitura, como desde pequena  sou apaixonada por filmes de ficção cientifica, decidi que estava na hora de embarcar em livros do mesmo gênero, escolhi entãocomeçar por esse livro incrível.
É escrito por Isaac Asimov, considerado um dos mestres da ficção científica. Asimov escreveu várias obras marcantes do gênero, dentre elas, a mais famosa é a Trilogia da Fundação.  Além de escritor, era também bioquímico e chegou a escrever vários livros de divulgação científica.
No livro ele nos apresenta nove contos diferentes, todos eles relacionados as três leis da robótica:

1ª lei: um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por inação, permitir que algum mal lhe aconteça.

2ª lei: um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a primeira lei.

3ª lei: um robô deve proteger a sua integridade física, desde que com isto não contrarie as duas primeiras leis.

 Dr. Susan Calvin, uma robôpsicóloga (isso mesmo, uma psicóloga de robôs), que trabalhava para U.S Robôs & Homens Mecânicos, uma das mais antigas e maiores indústrias no ramo de construir robôs. No livro, Susan, que já possui setenta e cinco anos  e está se preparando para sua aposentadoria, conta a um repórter as melhores "aventuras" relacionadas aos robôs que já vivera ou que ouvira falar de outras pessoas.
    
Cada um dos contos tem sua própria peculiaridade, neles são apresentados problemas que estão ocorrendo com determinado robô em determinada ocasião, assim sendo, os personagens principais de cada uma das narrativas são responsáveis por elaborar um plano para resolver as situações, que sempre estão relacionadas com as três leis da robótica. 

A grande maioria dos contos, embora contenham historias diferentes, apresentam os mesmos personagens principais.
  
Além da Dr. Suasan Calvin, há outros personagens de grande importância que valem a pena serem destacados, como Michael Donovan e Gregory Powell, dois especialistas que quase sempre ficam encarregados das missões mais estranhas e problemáticas em relação aos robôs, eles também são bem divertidos, deixando o livro com uma leitura mais leve.
   
"Mentiroso" e " O Conflito Evitável" foram dois dos meus contos favoritos.         
Em Mentiroso vemos um robô que, por uma falha em sua produção, apresenta a capacidade de ler mentes, oque ao longo do conto, causa várias complicações.
   
Em "O Conflito Evitável", somos apresentados as Máquinas, que são um diferente tipo de robôs e são elas as responsáveis por responder grandes perguntas e cuidar do equilíbrio da economia mundial, essas Máquinas supostamente nunca falhariam e por um motivo desconhecido, é encontrada uma falha que está causando um pequeno desequilíbrio econômico. Nesse momento cabe aos especialistas investigarem o porquê dessa falha.
   
A escrita do livro não apresenta empecilhos para o leitor, possui uma escrita bem clara, o que facilita a leitura principalmente pra aqueles que, como eu, estão começando a leitura do gênero ficção cientifica.
   
Em “Eu, Robô”, Asimov criou contos incríveis que merecem ser lidos e relidos, para quem curte uma boa história de ficção cientifica o livro é mais que recomendado por mim.

  

2 comentários:

  1. Amo Eu, Robô....
    Parece bastante com o filme. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li o livro, mas após ler a resenha fiquei curiosa, até porque li poucos livros de ficção científica. Esse, sem dúvida, vai entrar pra minha lista de próximas leituras!

    ResponderExcluir