Resenha: O Senhor dos Anéis- A Sociedade do Anel










Ficha Técnica:
Título: O Senhor os Anéis- A Sociedade do Anel
Autor: J.R.R Tolkien
Páginas: 434
Editora: Martins Fontes
Gênero: Fantasia


Olá leitores!


Hoje eu trago para vocês a resenha de um dos meus livros favoritos: O Senhor dos Anéis- A Sociedade do Anel.
 

O Senhor dos Anéis foi escrito por J.R.R Tolkien, um dos grandes mestres da literatura estrangeira, nascido em 1892, se tornou notório graças a essa obra e a seu prelúdio, O Hobbit. Além deles, Tolkien já publicou muitos livros, em grande parte, relacionados à Terra Média (uma terra fictícia onde vivem hobbits, anões, elfos e muitas outras criaturas incríveis e onde ocorrem muitos dos contos de Tolkien). O autor faleceu no dia 2 de setembro de 1973.



O livro começa com a vida tranquila de Frodo Bolseiro no Condado se divertindo e comemorando o aniversário de cento e onze anos de seu tio, Bilbo, tudo estava bem, até que seu tio decide deixar o Condado e Gandalf, um poderoso mago e amigo de Frodo descobre que anel que há muito estava nas mãos de Bilbo era na verdade, o Um Anel, um anel poderoso que antigamente deu poder ao senhor das trevas, Sauron e que agora, queria mais do que tudo voltar para as mãos de seu mestre. Mas isso não poderia ser permitido, se o anel caísse novamente nas mãos de Sauron, escuridão e destruição cairiam por toda a Terra Média.





Por isso, Frodo é enviado por Gandalf para Bri, um pequeno vilarejo onde ele e seus companheiros deveriam encontrar o mago para decidir o futuro do anel. Com várias complicações Frodo acaba sendo enviado para a terra élfica de Valfenda onde, com o objetivo de destruir o anel, é formada A Sociedade do Anel, com nove membros, um anão Gimli, um elfo Legolas, dois homens, Aragorn e Boromir, um mago Gandalf e quatro hobbits, Frodo, Sam, Merry e Pippin.



É ai que começa a jornada para a Montanha da Perdição (o único lugar em que o anel poderia ser destruído) localizada em Mordor, um lugar que todos da Terra Média temiam pois é lá, que o mal, e o que restou de Sauron, vive. Durante o começo dessa jornada muitas coisas que podem mudar, inclusive o destino da Sociedade acontecem, mas isso deixerei como uma surpresa para aqueles que ainda não leram.


É difícil falar sobre esse livro sem compara-lo com o filme, o filme é muito fiel ao livro, apresentando muito bem, a maioria dos acontecimentos da história, alguns personagens importantes em determinados momentos do livro são deixados de fora das telinhas, mas apesar disso, considero a adaptação uma das melhores que já vi. 





Para quem leu O Hobbit, se torna fácil notar a diferença existente entre a escrita dos dois livros, a escrita de O Senhor dos anéis é mais complicada já que, diferente de O Hobbit, não fora escrito para crianças. Mas não torna a leitura cansativa embora, para mim, levou um tempo maior do que o habitual par ler o livro.


Eu poço ser suspeita pra falar, pois eu sempre amei os filmes e, claro, não podia deixar de amar ainda mais esse livro.



Beijos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Amei a resenha! Ja li Hobbit, mas nunca criei coragem pra prosseguir nas leituras, acho que agora eu continuo lendo. Parabéns pelo blog, vc escreve muito bem!

    Se puder visite o meu blog tbm. Beijos.
    http://refracaocultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Paloma!
    Também sou suspeita para falar de O Senhor dos Anéis, pois amo demais <3 É incrível como uma história tão antiga pode repercutir até os dias de hoje! Tolkien escreve perfeitamente! Toda a história é carregada de detalhes e seres tão únicos que é de se impressionar! Um dos meus personagens preferidos é o Sam. Pra mim ele foi um herói e não o Frodo hahahaha Amo toda a magia e fantasia dessa trilogia. Além de O Hobbit também <3 Adorei sua resenha!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir